segunda-feira, 29 de março de 2010
Photoshop. Você é a favor ou contra?
Várias são as discussões sobre o uso do famoso software Photoshop.
Utilizado para os mais diversos fins, desde a produção de um cartão de visita à edições de fotos (profissionais ou não), o Photoshop tem desempenhado um importante papel na vida de milhões de pessoas.
Mesmo sem perceber, nos rendemos ao encanto desse programa mágico. Se passamos em frente a uma banca de jornais e nos deparamos com capas de revistas com fotos de mulheres perfeitas, não nos iludemos pois ali tem Photoshop. Nem que seja uma edição na cor, mas tem.
Afinal de contas, não é para isso que ele serve? Para deixar as fotos ainda mais bonitas? Sim, o Photoshop existe para a alegria das mulheres (principalmente de modelos) que podem "livrar-se" momentaneamente daquela gordurinha, cicatriz, celulite ou mancha; para alegria dos homens iludidos com corpos esculturais presente nas revistas femininas; para designers e mesmo para aqueles que não se encaixam nas categorias acima.
Recentemente o site msn.com publicou uma notícia sobre um Projeto de lei brasileiro que propõe redução de uso de Photoshop na mídia.
Segundo o site "O projeto será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Projeto de Lei 6853/10, do deputado Wladimir Costa (PMDB-PA), dirige-se inicialmente apenas a imagens publicitárias, o que eliminaria, por exemplo, os "banhos de Photoshop" que revistas masculinas promovem nas fotos de suas modelos nuas.
O projeto prevê multa de R$ 50 mil para quem desobedecer a lei. Wladimir Costa, autor do projeto, é um cantor de música brega e radialista sensacionalista paraense que, durante a campanha eleitoral, subia só de cuecas em trios elétricos para chamar a atenção para sua candidatura.
Segundo ele, o objetivo da proposta é acabar com a "idealização" do corpo humano. Projetos semelhantes também já estão em discussão na França e na Inglaterra. Ambos propõem que os anúncios sejam mais realistas e as imagens sofram menos intervenções do Photoshop."
Será difícil reduzir o uso de um software tão avançado quanto o Photoshop.
Principalmente quando nos acostumamos a ver o "bonito" mesmo sabendo que não é real.
Gostamos de ilusões. Gostamos do que é belo. Gostamos de abrir uma revista, ver uma mulher linda e dizer que ela é bonita sim, mas o Photoshop ajuda.
É uma válvula de escape. Uma desculpa. Se tenho celulite, qual o problema? Várias são as modelos que possuem esse pesadelo de toda mulher e estão nas capas das mais conceituadas revistas de todo o mundo.
O Photoshop está aí para isso: para tornar o feio mais belo e o belo em perfeito.
Foto do site: http://tecnologia.br.msn.com/noticias/artigo.aspx?cp-documentid=23725938
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Não sei...Complicado tudo isso..acho q de repente eles podiam dar pelo menos "crédito" ao program e colocar um aviso nas fotos em que foi usado o photoshop..assim ficaria mais "justo" digamos assim...
ResponderEliminarO problema é que agora quase todas as imagens tem photoshop, né? Perdemos a espontaneidade e um pouco do senso de realidade das fotos!
ResponderEliminaracho q o grand problma e o photoshop cria padroes inatingiveis q a gnt se ilude em alcançar, como aqelas peles aveludadas e lisinhas se nenhuma marquinha e toda iluminada...cofesso q qdo vejo uma capa com uma pele dessas babo d inveja...
ResponderEliminarmas acho q como td na vida, usado d forma saudavel, nao tem problema algum!
bjins
Eu sou contra o uso em excessode photoshop
ResponderEliminareiii flor!
ResponderEliminartem selinho pra vc lah no blog!
bjuuu
Os fragmentos da cultura de imagem estão presentes nos mais variados meios de comunicação e em diversas formas.
ResponderEliminarExistem fatores muito mais relevantes na construção do significado sobre o 'corpo perfeito' do que o resultado das práticas de manipulação de imagem. Photoshop é arte. E eu sou a favor da liberdade de criação e experiências audiovisuais, multimídia etc.
Mudando o assunto,
adorei o blog, garotas!
Sou do 5° período de comunicação da Anhanguera.
Aproveito para apresentar a vocês o site IDENTIDADE, que teve estréia essa semana.
http://identidade-bh.webs.com/
Enfim,
que tal um post sobre moda para homens? kkkkk
i'm kidding.
Abraços,
Wilson Meira.
odeio isso
ResponderEliminar